sábado, 22 de setembro de 2012

CORES que FAVORECEM a APRENDIZAGEM!

Você que trabalha com crianças já fez m levantamento de qual é a cor que termina primeiro no estojo de cada uma?Pois é, uma professora e colega de trabalho observou que a cor amarela era a campeã,seguida da  vermelha.Também comecei a observar  as crianças que atendia e coincidência ou não, as cores foram as mesmas.Nós atendíamos crianças no NAPE(Núcleo de Apoio Pedagógico) encaminhadas pelas escolas próximas para auxiliar nas dificuldades inicias de alfabetização.
Concluímos que essas cores revelam as emoções de nossas crianças ao se defrontarem com as questões e desafios de aprendizagem.Então comecei a observar e empregar estas cores com planejamento de materiais e ambiente para favorecer a aprendizagem e o comportamento das mesmas.
Estudo o tema e quero compartilhar com vocês meus registros e leituras.(Rosangela Vali)


-Do site www.amelhoridade.kit.net encontrei a postagem A Influência das Cores e selecionei algumas abordagens que comprovam o poder das cores.

Amarelo representa luz, vida, ação e poder.
É uma cor quente e expansiva, que ativa a mente e abre-a para novas ideias. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora. 


Está ligada a certos estados d'alma, como a euforia, a variabilidade, a expectativa e a espontaneidade. Também está relacionada com a originalidade, a mente radiante e a franqueza. 

Ela torna mais sensível a consciência e nos deixa mais alertas; sua vibração também ajuda as pessoas que tem dificuldades para a aprendizagem, pois é uma cor que favorece a intelectualidade.  


O amarelo alimenta o ego e pode estimular e iluminar os recessos mais profundos da mente.  As pessoas que se sentem bem consigo mesmas costumam adorar essa cor. Ela nos ajuda a assimilar conhecimentos e expande a consciência de uma realidade maior fazendo até com que as pessoas percam seu senso de limite. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconsequente. 

Amarelo-ouro:Onde há muita luz, esta cor cintila proporcionando uma sensação de magnificência. 

Amarelo-claro:Alguns tons pálidos do amarelo proporcionam uma sensação de espaço e de exaltação mental. Mas, os tons excessivamente pálidos também podem exaurir as energias; semelhante ao Sol, que nos dias frios de inverno é mais fraco e não tem a mesma luminosidade e calor. 

Amarelo-escuro: Cor que exerce um efeito negativo sobre nós, criando uma sensação de pessimismo e negatividade em relação ao próximo. 

Amarelo-mostarda:Cor associada à fraude, ao engano, à perda de vitalidade. Em roupas, pode dar a sensação de que a pessoa está pálida ou com pouca energia. 

Vermelho é calor, energia, sensualidade. 
Aumenta a tensão muscular, ativa a respiração, estimula a pressão arterial. É cor indicada para pessoas introspectivas, retraídas. O uso dessa cor revela uma pessoa vigorosa, ativa e enérgica, geralmente.
O uso do vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. Sua contemplação estimula à ação, à luta, à conquista. Ele faz a pessoa sentir-se intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Em excesso perturba o sistema nervoso, dependendo de suas variações de tonalidade. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, empreendedoras e às vezes, instáveis; e em casos extremos, violentas. 
Laranja é uma cor alegre e densa formada pela mistura de duas outras cores: o amarelo e o vermelho. Sua ação é intermediária a essas cores, sendo mais fraca que o vermelho e mais forte que o amarelo. Esta cor estimula a pessoa a despertar para os seus potenciais, a defender o próprio ponto de vista e a ser mais confiante. Cor estimulante da conversação; é a cor da vitalidade, da criatividade e da afetividade. Os tons mais pálidos do laranja nos fazem relaxar e torna-nos mais parecidos com aquilo que realmente somos. As pessoas se sentem mais capazes de se comunicar, e muitas descobrem que estão dispostas a usar sua criatividade, se ainda não o fazem. As pessoas que gostam desta cor geralmente são calorosas, criativas, alegres, imediatistas, positivas, expressivas e sensuais.


-Do tema A influência ergonômica da cor no ambiente educacional: uma revisão do site www.ebah.com.br/ encontrei paráfrafos que considero importante que merece atenção!
Efeitos da Cor
Léger (1989) estabelece a cor como algo de necessidade vital assim como a água e o fogo, sendo sua ação não só decorativa, mas também psicológica. Nesta visão a cor é um elemento atuante no sistema relacional professor, aluno e ensino, condicionando as pré-disposições de estado de espírito dos educandos e educadores e suas percepções do espaço. Azevedo et al. (2000), considera que todas as atividades humanas sofrem influência de três aspectos: físico, cognitivo e psíquico, e que a conjugação adequada desses fatores permite projetar ambientes seguros, confortáveis e eficientes. Em uma abordagem ergonômica é necessário conhecer a atividade que se desenvolverá no ambiente antes de configurá-lo. No caso de um ambiente de ensino, para as atividades a serem desenvolvidas, é necessário estabelecer uma sensação de conforto ambiental que propicie a criatividade, motivação, interação, evitando assim ambientes que gerem fadiga e monotonia, que impeça o processo de aprendizagem. 
O ideal é usar uma cor quente e uma cor fria. Para Lacy (1996)A , existem algumas cores que seria sensato incluir na decoração em ambientes de aprendizagem, como o laranja que ajuda a liberar as emoções reprimidas dos alunos e o azul que possui um poder terapêutico, (Tabelas 02 e 03) sendo que “[...] a energia bloqueada por sentimentos de inadaptação e frustração pode resultar em explosões de agressividade e raiva. Sob orientação, o laranja tem o poder de canalizar essa energia para alguma atividade criativa e, ao mesmo tempo, de vitalizar a pessoa”. LACY (1996, p. 46). Esta autora ainda afirma que “[...] o uso certo das cores pode resultar numa relação melhor entre professores e alunos”. (LACY 1996, p. 47). 


-No site www.foco.fae.ufmg.br está apresentado o trabalho A INFLUÊNCIA DAS CORES NA IDENTIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS e que destaco sobre:


A PERCEPÇÃO DA COR

Segundo Danger (1973), a visão está tanto no cérebro como nos olhos, mas o olho registra a imagem, e o cérebro constrói sentido ao que é visto. A percepção da cor é dirigida pelo cérebro em vez de pelo órgão da visão, assim a cor tem efeito sobre a mente e sobre os sentidos.
Guimarães (2004)explica que, de todas as cores, o amarelo é a de maior luminosidade, enquanto o violeta é a de menor luminosidade, ou seja, o amarelo é a cor menos “bloqueada” e que, portanto, provoca maior concentração do receptor e também maior atenção. 
Em ordem decrescente de luminosidade, enquadra o amarelo, vermelho, verde, azul e violeta.

O amarelo é, portanto a cor de maior retenção mnemônica, ou seja, de forma geral, é a cor que mais contribui para a fixação da informação na nossa memória. Aponta que as imagens com maior iluminação exigem menor esforço muscular da visão do que imagens com baixa iluminação. Menor esforço da visão significa imagem mais cômoda para os olhos.

Você que trabalha com crianças, convido para  que observe e faça um levantamento a nível de curiosidade de qual é a cor que termina primeiro no estojo de cada uma e depois comente aqui.Vamos estudar e aprofundar o tema?
Pode contar comigo!
Rosangela L. S. Vali


5 comentários :

  1. Olá Multiplicadora Rosângela, parabéns pelo texto!
    Educadora, queremos agradecer pelos convites que você estar deixando em outros blogs, para que outros blogueiros conheçam o projeto (Educadores Multiplicadores).

    Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a educação. E por necessidade tenho pesquisado bastante a respeito de métodos psicopedagogos, e algo que facilite o aprendizado de crianças especiais. Gostei do seu post, é muito instrutivo. Gostei de conhecer seu blog. Cheguei até aqui através do EDUCADORES MULTIPLICADORES. Esta parceria tem dado certo e estamos cooperando sempre. Lhe convido para uma visita e será um prazer te-la como nossa seguidora. Um abraço amiga. Participe das nossas promoções, ok?

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosangela, administro o site:www.pedagogiadascores.com.br há algum tempo venho percebendo os inúmeros acessos direcionados de seu site. Gostaria de saber se tem algum link ou meio de acesso, quem sabe poderemos fazer uma parceria entre os sites.Um abraço. Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange!
      Enviei um e-mail para você com meu parecer e meu agradecimento pela visita.Um forte abraço e conte comigo

      Excluir

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



csp6961069

Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

Dicas de FAZER o BEM faz BEM!

“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

a criatividade".

(Lev S. Vygostsky)


Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO


Sou participante em...

Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)

Selinhos Amigos e Parceiros neste BLOG! OBRIGADA!